DestaquesGeral

Supermercado condenado por registrar atestado médico na CTPS de funcionário

0

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) condenou o supermercado Gbarbosa a pagar R$ 3 mil de indenização por registrar o atestado médico na CTPS de um repositor de mercadorias do setor de peixaria. Isso gera dano moral ao empregado e infringiu o§ 4º do art. 29 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que proíbe o empregador de fazer anotações desabonadoras à conduta do funcionário.

Para o desembargador Alcino Felizola, a empresa agiu ilicitamente ao registrar na CTPS do reclamante o afastamento por motivo de doença: “É oportuno salientar que faltas por período inferior a quinze dias justificadas por doença são absolutamente irrelevantes para a Previdência Social”. O magistrado ainda ressaltou que a postura adotada pelo supermercado revela a intenção de prejudicar o repositor, impondo-lhe o estigma de empregado faltoso ou indolente.

Feliola lembrou que o TRT-5 já uniformizou jurisprudência nesse sentido com edição da Súmula TRT5 nº 38: “A menção expressa à apresentação de atestados médicos realizada na carteira de trabalho do empregado configura hipótese de anotação desabonadora de que trata o § 4º do art. 29 da CLT.” Ademais, o relator Alcino Felizola argumentou que a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) caminha firme no sentido de que essas anotações na CTPS do empregado geram dano moral indenizável.

Ainda, acordo com a 4ª Turma, é inegável que o empregado teve a sua imagem e sua honra maculadas pela “pecha” de empregado faltoso e doente imposta pela anotação. Assim, os desembargadores deferiram a indenização, com juros de mora e correção monetária desta parcela, levando-se em consideração o nível econômico e a capacidade financeira da empresa.

Procurado pela reportagem até a publicação desta matéria, o G Barbosa não se manifestou sobre a decisão do TRT5.

com informações da Tribuna da Bahia online

Compartilhe no WhatsApp

Feira da Economia Criativa em Ilhéus reúne cerca de 100 expositores

Previous article

Setre vai qualificar trabalhadores do setor de vestuário

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *