A RegiãoDestaques

Aqui, lixo se tranforma em renda com o Programa Recicla Itabuna

0

Além da geração de emprego e renda, o Programa Recicla Itabuna educa a sociedade para a importância da reciclagem do lixo reaproveitável. Após dois anos, a Prefeitura planeja novas metas para o projeto, que começou depois do fechamento do antigo lixão.

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), com o envolvimento de várias secretarias. Beneficia diretamente os catadores que trabalharam por cerca de 40 anos em condições desumanas e, agora, possuem condições mais dignas.

Atualmente, são 10 ecopontos instalados em pontos estratégicos da para o descarte dos resíduos recicláveis, um caminhão para a coleta e uma Central de Triagem, onde trabalham 54 agentes ambientais como os catadores passaram a ser denominados depois de cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

METAS ATÉ MARÇO

“No ano passado foram coletadas 990 toneladas de materiais recicláveis, o que representou uma média de 90 toneladas/mês. Mas a nossa meta para esse ano é chegar a 120 toneladas/mês”, informa o coordenador do programa, Rosivaldo Pinheiro, que também é supervisor de Projetos da SEPLAN. Segundo o gestor, as novas metas devem ser cumpridas ainda neste primeiro trimestre.

“Agradecemos a participação de todos envolvidos, além da comunidade. Vamos dobrar o número de ecopontos e envolver a Secretaria Municipal da Educação para que possamos plantar a sementinha na mente de nossas crianças sobre a importância de cuidar da cidade, do meio ambiente e das pessoas”, enfatiza.

Quem celebra é o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI), Ricardo Ferreira dos Santos. “Hoje trabalhamos de forma digna, somos reconhecidos pela sociedade pelo trabalho que temos, além de termos uma atividade que nos proporciona segurança. Todos estão satisfeitos com esta nova fase de nossas vidas, graças ao empenho do prefeito Augusto Castro”, afirma.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Sisu tem mais de 226 mil vagas disponíveis para consulta

Previous article

Acesso à água é ampliado para produção na zona rural baiana

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *