DestaquesEconomia

Acesso à água é ampliado para produção na zona rural baiana

0

Uma ação do Programa Água para Todos e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está beneficiando milhares de famílias agricultoras baianas com a implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água para produção. Até o fim de 2023, estão previstas a implantação de mais 4.000 dessas técnicas.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nos últimos oito anos, foram investidos R$ 241 milhões em 36.551 mil tecnologias como barreiros trincheiras, cisternas de produção, limpeza de aguadas e módulos sanitários domiciliares para o apoio à agricultura familiar, especialmente, em municípios do Semiárido baiano. As iniciativas viabilizam a produção agroalimentar e animal e aumentam a capacidade produtiva voltada para a segurança alimentar e nutricional das famílias.

O Águra Para Todos busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população baiana, buscando ampliar o acesso à água de qualidade e em quantidade, promovendo a melhoria da saúde pública através de um conjunto de ações ambientais e de saneamento básico, de apoio a projetos socioeconômicos e de geração de trabalho e renda.

A subcoordenadora do Programa Água para Todos na CAR, Kamilla Souza, diz que investir em sustentabilidade hídrica para as famílias que residem em comunidades rurais é uma estratégia importante para combater a fome e a insegurança alimentar leve ou moderada. “As famílias contempladas com tecnologias sociais são assistidas pelos técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e aprendem novas maneiras de gerenciar a água utilizando práticas de irrigação simplificada, com o planejamento integrado da propriedade, dentre outras técnicas que são incorporadas e que possibilitam às famílias permanecerem em suas propriedades, extraindo delas o seu sustento”, explica.

com informações da SDR

Compartilhe no WhatsApp

Aqui, lixo se tranforma em renda com o Programa Recicla Itabuna

Previous article

Bahia registra 425 casos de Covid-19 nas últimas 24h

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *