DestaquesGeral

“Aceita que dói menos”, Anvisa; Bahia e Maranhão apresentam novos documentos da vacina

0

Em mais uma tentativa de convencer à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os governos da Bahia e do Maranhão apresentaram, nesta sexta (21), novos documentos para pedido de importação da vacina russa Sputnik V, já fabricada no Brasil para exportação.

A solicitação foi baseada na legislação que permite a importação pelo Brasil, em caráter excepcional, de vacinas permitidas por outras autoridades sanitárias. A Sputnik V já foi autorizada em 66 países com uma população total de mais de 3,2 bilhões de pessoas.

O argumento da Anvisa é de que não houve comprovação de segurança e eficácia, e que não houve evidência de que o adenovírus usado na fabricação do imunizante não teria capacidade de replicação no corpo dos pacientes. A tese é questionada pelo o Instituto Gamaleya e o Fundo de Investimento Direto da Rússia. Eles afirmam que há segurança e eficácia, e que o imunizante não possui risco de replicação do adenovírus.

Segundo o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (governador do Piauí), o documento entregue comprova que a Sputnik V preenche todos os requisitos internacionais. “Agora, esperamos que a Anvisa cumpra a Lei 14.124/21, que autoriza a importação excepcional de imunizantes já aprovados em outros países e dê seu parecer favorável para o uso da vacina no Brasil”, explicou Dias.

Se aceitar, vai doer menos, especialmente no povo brasileiro, que espera ser vacinado.

Com informações do Vermelho

Compartilhe no WhatsApp

“Fora da lei”, Bolsonaro é multado no Maranhão por não usar máscara

Previous article

Ilhéus 100% de saneamento básico até junho

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *