DestaquesEconomiaPolítica

Projeto que limita supersalários é aprovado pela Câmara Federal

0

De forma simbólica, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça (13), o Projeto de Lei n° 6.726, que limita os supersalários no serviço público. O texto, que volta para apreciação do Senado, redefine o que deve ou não ser submetido ao teto salarial do funcionalismo, definido pela Constituição.

Segundo o texto, o limite remuneratório deverá levar em consideração, por exemplo, o somatório de todos os valores percebidos a título de gratificação natalina ou décimo terceiro salário. No caso de acumulação de cargos ou empregos públicos, o limite será aplicado à soma das verbas como adicional ou terço de férias.

A medida atinge servidores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, além do Judiciário e Legislativo, no âmbito da Administração Pública direta, autárquica e fundacional, militares das Forças Armadas, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, inclusive durante a reserva remunerada.

Ficaram de fora auxílio-alimentação, reembolso médico, pagamento de férias não gozadas e até auxílio moradia. Hoje, o teto para os servidores federais é de R$ 39.293,32, mas existem subtetos para estados e municípios. Aprovado, o PL deve gerar uma economia anual de R$ 10 bilhões aos cofres públicos.

RESUMO DA ÓPERA – Todo trabalhador, da área pública ou da área privada, merece ganhar dignamente e de acordo com a importância do seu trabalho. O que não pode é se permitir distorções que criam absurdos. Um país justo combina desenvolvimento com valorização do trabalho e dos salários. É importante observar como a medida se efetivará na prática.

Com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

No tom certo da inclusão social, Itacaré implanta curso gratuito de música

Previous article

Itabuna tem novas regras para locomoção noturna e atividades econômicas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *