A RegiãoDestaques

Na Câmara de Itabuna, ONGs pedem política de castração de animais

0

Um debate sobre a castração de animais em Itabuna reuniu Organizações Não Governamentais (ONGs) e ativistas pela proteção aos animais na Câmara de Vereadores. A sessão especial, nesta quinta (22), foi solicitada pelo vereador Pastor Francisco Edes (Republicanos) e teve como marca o pedido de socorro ao governo, para que seja retomada a esterilização.

Presidenta da ONG Bicharada, Marcela Andrade destacou as dificuldades de entidades e famílias de baixa renda para cuidar dos animais. “As leis precisam mudar; hoje a multa é de 30 reais por maus-tratos a animais”, explicou. Já a presidente da ABRAPA (Associação Brasileira de Proteção Animal), Kátia Lira, cobrou: “Que venham novas leis, mas é preciso saber qual o destino do dinheiro obtido com as multas”.

O Pastor Francisco deixou claro que este foi apenas o primeiro passo de um movimento amplo por soluções. Sobretudo para um castramóvel que amplie o alcance das ações.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maristella Antunes, mencionou o avanço da vacinação de janeiro até agora, chegando a um total de 4.233. Citou, também, a previsão de um processo seletivo para veterinário que castre animais. Por sua vez, a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima, ressaltou “a importância daquela discussão para melhores resultados”.

O promotor Rafael Pithon adiantou que instauraria um inquérito civil sobre castração. Já o advogado Ícaro Emanoel Barros, da Comissão de Proteção Animal da OAB, frisou o papel do poder público como tutor do bem-estar animal.

Com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Colocando governo nos eixos, caminhoneiros marcam greve para segunda (26)

Previous article

Vírus do individualismo infecta brasileiros na pandemia, diz pesquisa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *