DestaquesGeral

Vírus do individualismo infecta brasileiros na pandemia, diz pesquisa

0

Em plena pandemia, um problema coletivo que afeta a todos na sociedade, os brasileiros foram infectados pelo vírus do individualismo. A constatação é do
estudo realizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e publicado na revista científica “Personality and Individual Differences”.

Segundo a pesquisa, isso ocorre pelo medo de ser infectado e as preocupações decorrentes da crise econômica. Assim, as pessoas passaram a valorizar mais a própria segurança e a de parentes próximos, no que diz respeito à saúde e ao bem-estar; desenvolveram atitudes mais individualistas e de dominância, com relação ao dinheiro e à posição social, e ainda despertaram um desejo maior de aproveitar a vida, segundo

O levantamento contou com a participação de 578 brasileiros (70% mulheres com idade média de 39 anos e teve o objetivo de medir a estrutura dos valores humanos (por meio de um questionário de padrão internacional utilizado pela Pesquisa Social Europeia); o nível de preocupação com a Covid-19, relacionado à infecção e à recessão econômica, e o nível de estabilidade emocional dos participantes.

COLETIVO ZERO

O resultado mostra a predominância dos valores relacionados à segurança, ao poder e ao hedonismo (ligado ao prazer), situados em um campo muito individualista. Valores como universalismo e benevolência para preservar e proteger o bem-estar de todas as pessoas e da natureza, não foram observados.

“Os valores que observamos sobressaindo entre os brasileiros não são tão desejáveis, quando pensamos em um contexto colaborativo de sociedade, uma vez que motivam ações e pensamentos mais restritos a um ciclo pequeno de pessoas, ao invés de pensar no coletivo. Valores altruístas e de atenção ao coletivo parecem ter diminuído”, explica Ronald Fischer, psicólogo e pesquisador do IDOR.

Segundo os pesquisadores, estas características foram predominantes em indivíduos classificados como emocionalmente instáveis, que apresentam maior nível de ansiedade e variação no quadro emocional. O Values and COVID-19 worries: The importance of emotional stability traits, integra a plataforma de pesquisas “Ciência IDOR contra a COVID”, formada por dez outras frentes relacionadas ao novo coronavírus.

Com informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Na Câmara de Itabuna, ONGs pedem política de castração de animais

Previous article

De olho nas 85 vagas de emprego do SineBahia para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *