DestaquesGeral

Cerca de 52 mil profissionais da Educação abrem Jornada pedagógica na Bahia

0

A Jornada Pedagógica 2023 da rede estadual de ensino foi aberta nesta quarta (1º) e reuniu 52 mil profissionais da educação, entre professores, coordenadores pedagógicos e gestores. O início do planejamento do ano letivo teve a presença da secretária da Educação, Adélia Pinheiro, e teve transmissão para todo o estado através do canal do Youtube da secretaria. São 1.108 escolas que integram as atividades de forma presencial e virtual, com encontros acontecendo até sexta (3).

Com o tema ‘Educação e Território no Bicentenário da Independência da Bahia’, o destaque é a atuação das mulheres nas batalhadas pela emancipação do estado, representada nas imagens de Dandara dos Palmares, Joana Angélica e Maria Quitéria. A abertura do evento contou com apresentação musical do artista e educador Fábio Batista e mesa solene com

Durante a jornada, os profissionais da rede estadual discutem sobre o currículo do ensino médio para pensar os seus “Desafios e Avanços” no ano de 2023. Para facilitar o diálogo, uma das convidadas foi Deyse Lago, vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

“Estamos democratizando o acesso à escola, convidando toda a sociedade civil para que esteja conosco, apoiando a escola pública. Também investimos em um conjunto de apoios para os estudantes como o Bolsa Presença, Bolsa de Monitoria, que dão suporte para a permanência qualitativa do estudante nas nossas escolas. Também temos investido fortemente na rede física, com a construção de novas escolas e na modernização e qualificação de escolas antigas. Hoje temos uma rede física que envolve 1075 escolas espalhadas, ou melhor, capilarizadas em toda a Bahia”, declarou a secretária Adélia Pinheiro.

GOVERNADOR

Em vídeo, o governador Jerônimo Rodrigues (pt) manifestou sua alegria de dar início ao planejamento do ano letivo no seu primeiro ano de gestão. Ele afirmou que todos os profissionais da educação têm uma enorme responsabilidade na construção de uma educação transformadora.

“Eu tenho certeza que nós vamos trazer, durante esse ano de 2023, uma recomposição daquilo que nós ainda estamos pagando — aquela conta que a pandemia nos deixou. Aquela conta nos machucou bastante, mas nós superamos. Fomos fortes, inclusive, crescemos nos nossos indicadores durante dois anos seguidos. Nós queremos mais! Botar a nossa rede estadual no lugar que nós merecemos. O esforço de cada uma e de cada um tem que ser revelado na aprendizagem de cada estudante da nossa rede e, naturalmente, posteriormente, no encaixe desses jovens na universidade, no mercado, no mundo do trabalho”, frisou Jerônimo.

com informações da Secretaria de Educação

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna finaliza primeira etapa do Programa de Eficiência Energética

Previous article

Ressaca à vista: Ambev pode ter rombo de R$ 30 bilhões

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *