DestaquesPolítica

Tiro pela culatra: partidos e lideranças do Senado reagem ao desfile militar de Bolsonaro

0

Se o presidente Jair Bolsonaro queria impressionar os deputados com o desfile militar no dia de votarem e decidirem sobre o voto impresso, o tiro saiu pela culatra. O ato gerou críticas de parlamentares e partidos políticos. A tentativa de mostrar força com veículos blindados de uso militar na Praça dos Três Poderes foi visto como uma tentativa de intimidação.

Em nota os partidos PSB, PCdoB, PDT, PT, REDE, PSOL, PSTU, Solidariedade e Unidade Popular questionaram a imagem das Forças Armadas. “Em meio às sucessivas declarações golpistas de Bolsonaro, e da votação do projeto do “voto impresso” nesta mesma terça-feira, com previsão de derrota, o desfile é uma clara tentativa de constrangimento ao Congresso Nacional […] É inaceitável, ainda, que as Forças Armadas permitam que sua imagem seja exposta desta maneira, usada para sugerir o uso de força em apoio à proposta antidemocrática e de caráter golpista, defendida pelo presidente da República.”

Além das organizações, lideranças políticas do Senado foram na mesma linha. “Bolsonaro imagina com isso estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção […] Não haverá voto impresso, não haverá nenhum tipo de golpe contra a nossa democracia. As instituições, com o Congresso à frente, não deixarão que isso aconteça. A democracia tem instrumentos para defender a própria democracia contra arroubos golpistas”, disse Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid

Para o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o presidente mede força com o Congresso. “Neste dia em que a Câmara coloca uma pedra definitiva sobre essa tentativa [voto impresso] e o Senado de forma definitiva bota uma pedra sobre um resquício grave à liberdade, a Lei de Segurança Nacional, vem o presidente da República dar uma demonstração de força com tanque e aparatos bélicos desfilando sobre a esplanada. Quero dizer que fico com a democracia, fico com o artigo da Constituição que diz todo poder emana do povo.”

O senador baiano Otto Alencar (PSD-BA) entende que é uma afronta à democracia. “Quero dizer que não é só dessa vez em que o presidente da república busca pelos métodos de usar o dele, como ele chama, o seu exército ou suas forças armadas para intimidar o congresso nacional, o supremo tribunal federal, os outros poderes e não tem conseguido. Em uma afronta que eu digo clara à Constituição Federal no seu artigo 5º e também a legislação que garante a democracia dos poderes.”

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que o presidente . “O que estamos vendo neste instante na Praça dos Três Poderes, na esplanada dos ministérios, é uma patética demonstração de fraqueza, mais patético que aqueles desfiles de Kim Jong-un, em Pyongyang, na Coreia do Norte, porque aqueles, pelo menos é para demonstrar força para o inimigo externo, este daqui é para demonstrar força diante de quem? A força a ser demonstrada hoje, senhor presidente, e talvez seja não para demonstrar força, mas para esconder, para esconder e desviar atenção do que realmente importa. O que realmente importa é o balcão de negócios que foi transformado o Ministério da Saúde, quando mais de três mil brasileiros estavam morrendo.”

Com informações do G1

Compartilhe no WhatsApp

Davidson lembra fim do Ministério do Esporte ao rebater Bolsonaro

Previous article

Vilões da inflação, arroz e gasolina sobem 40%; IPCA acumula alta de 8,99% em um ano

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *