DestaquesGeral

“Se toque” que é absurdo menos mulheres fazendo mamografia

0

Especialistas estão preocupados com os números decrescentes de procedimentos de detecção e tratamento do câncer de mama no Brasil. A cobertura da mamografia, por exemplo, tem apresentado taxas cada vez menores. Segundo o Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS), o país registrou o menor índice de realização do exame: apenas 17% das mulheres entre 50 e 69 anos realizaram a mamografia em 2021. Em 2019, esse percentual era de 23%.

Um estudo idealizado pelo Instituto Avon e pelo Observatório de Oncologia analisou dados de rastreamento mamográfico, avaliando a taxa que mede a capacidade do SUS de atender a população feminina. Foram considerados também índices de diagnóstico e de acesso aos tratamentos no Brasil com base no Datasus, o sistema de informática do SUS.

Segundo a pesquisa, mais de 437 mil mulheres passaram por procedimentos quimioterápicos no país entre 2015 e 2021. No período analisado, o Distrito Federal (DF) teve a pior taxa de cobertura mamográfica (4%), seguido por Tocantins, Acre e Roraima, com 6%.

Houve, também, uma deficiência de políticas públicas durante a pandemia de Covid-19. A diminuição de cobertura e de produção de mamografias resulta em avaliação tardia para a chegada da população feminina ao tratamento. Isso contribui para o fato de mais mulheres chegarem ao SUS com diagnóstico avançado e, por isso, com menores chances de cura. É importante “se tocar” e procurar o médico.

com informações do Metropóles

Compartilhe no WhatsApp

Bolsonaro erra ao mentir sobre Jefferson e enviar ministro, dizem aliados

Previous article

Mais de 1,5 milhão de famílias baianas sem tarifa social de energia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *