DestaquesGeral

Receita Federal alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

0

A Receita Federal emitiu alerta sobre estelionatários que se passam por supostas empresas para condicionar a liberação do crédito ao pagamento antecipado de IOF via Pix. O imposto cobrado sobre operações de crédito e de câmbio está sendo usado por criminosos para enganar tomadores de empréstimos.

Segundo o Fisco, os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação e de arrecadação que induzem o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro. A vítima repassa o suposto IOF por meio de transferências Pix para pessoas físicas.

A Receita lembra que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Segundo o órgão, os servidores do Fisco não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.

Também esclarece que o IOF só pode ser quitado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador. Caso desconfie ser vítima de um golpe, o cidadão deve procurar a polícia, munido de todas as provas possíveis, e registrar um Boletim de Ocorrência.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Governo baiano reforça Obras Sociais Irmã Dulce com R$ 197 milhões

Previous article

Itabuna celebra sucesso de público do Ita Pedro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *