A RegiãoDestaques

Projeto para distribuição de absorventes mobiliza Câmara de Itabuna

0

O tema dignidade menstrual é novo, mas já começa a mobilizar os espaços políticos, as mulheres e a sociedade. É a busca por uma condição em que todas as mulheres possam menstruar em condições higiênicas adequadas e necessárias ao período menstrual.

Em Itabuna, a Câmara Municipal está discutindo o projeto da vereadora Wilma Oliveira (PCdoB), nº 053/2021, que prevê a distribuição do absorvente a adolescentes e adultas em unidades de saúde e escolas públicas da rede municipal. Cerca de 30% das itabunenses enfrentam dificuldades financeiras para a aquisição do item de higiene íntima.

O projeto já foi discutido na Comissão de Direitos das Mulheres da Casa e inclui na Política de Saúde da Mulher um capítulo voltado para combate à pobreza menstrual. Nessa segunda (22), foi aprovado o relatório apresentado pelo vereador Fabrício Pancadinha (PMN) e, agora, a matéria vai para votação no Plenário da Casa.

“Desde já, quero agradecer aos colegas. É um projeto que considero de extrema relevância e, com muita alegria, creio que esta Casa irá aprovar de forma unânime. Nós precisamos instituir políticas para o público que não tem acesso ao mínimo. Esse é um debate novo, mas que repercute em toda a sociedade”, destaca Wilma.

A parlamentar confia na aprovação do projeto. “Como o Plano Plurianual (PPA) também está sob apreciação no Legislativo, deverá ser incluída previsão para assegurar os recursos, de modo que a lei a ser aprovada não encontre entraves financeiros para ser cumprida”, afirma.

Com informações da vereadora

Compartilhe no WhatsApp

Dona do Magazine Luiza rebate ignorância de Bolsonaro

Previous article

Léo Prates teme que Salvador tenha nova onda de Covid como a Europa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *