A RegiãoDestaquesPolítica

Mulheres vítimas de violência terão Sala Lilás da Amurc em Itabuna

0

Para acolher e dar assistência às mulheres vítimas de violência no Litoral Sul da Bahia, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) criou a Sala Lilás, com uma equipe técnica que já está atendendo. O equipamento é o primeiro suporte de ouvidoria do Estado para a escuta dessas mulheres.

É mais um instrumento para o enfrentamento dos casos de feminicídios e violência doméstica. Segundo a Rede de Observatórios da Segurança, o boletim “Elas Vivem: dados que não se calam”, lançado em março de 2023, revelou que a Bahia registrou um aumento de 58% no número de casos de violência contra a mulher, com 316 crimes, em 2022. O estado liderou o ranking de feminicídios na região Nordeste, com 91 registros.

De acordo com a Amurc, a Sala Lilás foi criada para incentivar as mulheres a denunciarem os agressores e terem acolhimento por uma rede de apoio. “O depoimento será registrado no sistema da Ouvidoria Estadual, em Salvador, e a mulher será direcionada para um equipamento específico da sua localidade, a depender da demanda”, explicou a secretária executiva da Amurc, Rita Souza.

A Sala Lilás está funcionando das 9 às 18 horas, com a presença de profissionais especializadas para acolher e ouvir as mulheres, além de dar os encaminhamentos necessários. O atendimento pode ser presencial, na avenida Almirante Tamandaré, 405, Centro de Itabuna, ou pelo telefone: (73) 4141-0001.

com informações da Amurc

Compartilhe no WhatsApp

Igreja Batista Teosópolis de Itabuna faz 68 anos com programação especial

Previous article

Lula debate com montadoras produção de carros bioelétricos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *