DestaquesEconomiaPolítica

Reforma tributária prevê menos imposto para profissionais liberais

0
Ministro Fernando Haddad celebra reforma tributária

Além de criar uma nova cesta básica com produtos isentos de impostos, a regulamentação da reforma tributária do governo Lula (PT), enviada ao Congresso nesta quarta (24) vai beneficiar várias atividades de profissionais liberais.

São 18 tipos de atividades que pagarão menos impostos sobre seus serviços. A reforma simplifica os impostos sobre consumo e unifica vários deles em apenas dois: o CBS e IBS, estaduais e federais. A alíquota desse imposto não está definida ainda.

O Ministério da Fazenda calcula algo em torno de 26%. De qualquer forma, a regulamentação prevê que esses profissionais pagarão 30% a menos de CBS e IBS. Confira quais são:

administradores; advogados; arquitetos e urbanistas; assistentes sociais; bibliotecários; biólogos; contabilistas; economistas; economistas domésticos; profissionais de educação física; engenheiros e agrônomos; estatísticos;
médicos veterinários e zootecnistas; museólogos; químicos; profissionais de relações públicas; técnicos industriais; e técnicos agrícolas.

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “a grande medida da reforma é a unificação de impostos sobre o consumo”. Neste momento, o governo não quer diminuir nem aumentar a carga tributária total. Quer simplificar o sistema atual, que é considerado caótico. Os ganhos seriam melhor ambiente de negócios, mais transparências nas cobranças, menos burocracia e desperdícios.

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

“Tirando onda”, baiano Wagner Moura dança samba em TV dos EUA; vídeo

Previous article

Ilhéus celebra Feira da Agricultura Familiar atrair turistas de navios

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *