DestaquesGeral

Loja Zara é acusada de instalar “alarme” contra “negros”

0

Um código secreto para funcionários ficarem atentos e acompanharem pessoas negras ou com “roupas simples” que entrassem no estabelecimento. O “alerta” era dado pelo sistema de som da loja, por meio do código “Zara Zerou”. Assim, a Loja Zara do Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE), vinha tratando a população. Foi o que apurou uma investigação feita pela Polícia Civil.

“Testemunhas que trabalharam no local alegam que eram orientadas a identificar essas pessoas com estereótipos fora do padrão da loja. A partir dali, ela era tratada como uma pessoa nociva, que deveria ser acompanhada de perto. Isso geralmente ocorria com pessoas com roupas mais simplórias e ‘pessoas de cor’”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Sérgio Pereira, que considerou o procedimento “absurdo” e “inaceitável.”

Esse tipo de tratamento da Zara já foi registrado diversas vezes, não só aqui no Brasil, inclusive fora do país, com pagamento de indenização. Detalhes da discriminação foram descobertos durante a investigação do caso envolvendo a delegada Ana Paula Barroso. Negra, ela foi proibida de entrar na loja na noite do dia 14 de setembro e registrou um boletim de ocorrência por racismo.

Na ocasião, a alegação era de que o veto se tratava de uma “questão de segurança” do shopping, por não estar usando a máscara adequadamente. A polícia levantou provas de que o tratamento aos clientes variava conforme a cor e perfil, e não havia relação com o uso ou não de máscara. As imagens coletadas, do dia, mostram outras clientes brancas circulando normalmente pela loja, mesmo sem máscaras ou usando o acessório de forma errada.

INDENIZAÇÃO

Entidades do movimento negro ingressaram na Justiça do Ceará contra a Zara, pedindo R$ 40 milhões de indenização por dano moral coletivo.

Ao portal UOL, a empresa informou que não teve acesso ao relatório policial, mas garantiu que “colaborará com as autoridades. “A Zara é uma empresa que não tolera nenhum tipo de discriminação e para a qual a diversidade, a multiculturalidade e o respeito são valores inerentes e inseparáveis da cultura corporativa. A Zara rechaça qualquer forma de racismo, que deve ser combatido com a máxima seriedade em todos os aspectos”, diz um trecho da nota.

Compartilhe no WhatsApp

Emasa conserta rede de água no bairro Pedro Jerônimo

Previous article

Vacina brasileira em spray da USP é avaliada pela Anvisa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *