A RegiãoDestaquesMovimentos

“Jogo limpo” em Itabuna: famílias do lixão protestam, prefeito atende

0

Quando fechou o lixão, a Prefeitura de Itabuna havia se comprometido em dar toda a atenção às famílias que trabalhavam no local. Após o protesto dos trabalhadores, nesta terça-feira (11), o prefeito Augusto Castro (PSD) e secretários receberam os catadores.

Na reunião, o Executivo municipal se comprometeu a fornecer cestas básicas e aluguel social, além de bolsa de R$ 700,00, concedida pela CVR Costa do Cacau. Destinou, ainda, ao pessoal um galpão, esteira separadora e prensa, bicicletas e instalação de 10 ecopontos.

Em uma situação social delicada como essa, é essencial que as partes “joguem limpo”, dialogando com transparência para encontrar a melhor solução.
É um avanço a desativação do lixão. O mundo debate a necessidade de acabar com essa situação degradante que vivem milhões de pessoas e avançar para aterros sanitários sustentáveis.

VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS

É fundamental que a Prefeitura estabeleça políticas públicas que acolham esses trabalhadores. Ajude a organizar a cooperativa dos trabalhadores, dando toda assistências técnica e jurídica, EPIs, capacitação profissional para que sigam no setor e ajudem a melhorar o planeta trabalhando dignamente.

Os resíduos sólidos domiciliares e hospitalares irão para o aterro sanitário, no quilômetro 21, da Rodovia Jorge Amado. É o cumprimento da Lei nº 14.026/20 (Lei do Marco do Saneamento Básico), que estabelece o fim dos lixões no país.

A Redação, com informações do Bahia Expresso e da Prefeitura (foto: Bahia Expresso)

Compartilhe no WhatsApp

Em Teixeira de Freitas, vereador é vitima de atentado

Previous article

Por que a vacinação de grávidas foi suspensa em Itabuna?

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *