DestaquesGeral

INSS pode parar serviços por causa do bloqueio orçamentário

0

A política de “terra arrasada” do governo Bolsonaro, com os bloqueios orçamentários, devem paralisar os serviços do INSS já nesta quarta (7). Isso poderá levar ao fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados.

Em ofício enviado ao Ministério da Economia, o órgão afirma que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”.

O ofício foi encaminhado na sexta (2) e divulgado nesta terça (6) pela CNN, com reportagem de Basília Rodrigues. É assinado pelo presidente do órgão, Guilherme Gastaldello. Pelas contas da equipe econômica, reveladas pelo jornal Valor Econômico e complementadas pela Folha de S. Paulo, podem faltar ao menos R$ 15 bilhões para pagar benefícios no último mês do ano. Atualmente, há cerca de 18 mil pessoas trabalhando no INSS.

Entre funcionários do instituto, ouvidos pela CNN, o cenário é descrito como “fim do mundo” ou, tecnicamente, um shutdown, termo em inglês que significa “desligar”, e que assombra diversos órgãos públicos devidos aos bloqueios de recursos. O INSS tem pedido recomposições orçamentárias há algum tempo, a ponto de alertar para dificuldade de realizar pagamentos de aposentadorias em dezembro. Esses apelos, no entanto, não teriam tido resultado.

com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

Uesc completa 31 anos como Universidade pública

Previous article

Ampla campanha de vacinação será prioridade de Lula, em janeiro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *