A RegiãoDestaques

Ilhéus promove “Janeiro Roxo”, em prol da luta contra a Hanseníase

0

Em prol do combate à Hanseníase, a Prefeitura de Ilhéus realizou no último domingo (29) a “Caminhada Roxa” com o objetivo chamar a atenção da população para o tema. A mobilização aconteceu na Avenida Soares Lopes e integra a campanha, que inclui entrevistas em veículos de comunicação, e palestras direcionadas aos funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e internos do Presídio Ariston Cardoso.

De acordo com a enfermeira de referência e vice-diretora da Rede-Hans Bahia, Eliana Melo, a doença pode ser detectada através de manchas que se manifestam na pele.

“Geralmente essas manchas se manifestam em áreas mais frias do corpo, como costas, nádegas, rosto, região interna de coxa e pés. É preciso atentar que a mancha pode ser suspeita para Hanseníase se ela tiver alteração de sensibilidade tátil, térmica ou dolorosa. Quanto antes o diagnóstico mais fácil o tratamento e a cura”, explicou.

A doença

Ainda de acordo com a Prefeitura, diagnóstico e tratamento estão disponíveis gratuitamente no SUS, por meio do projeto “Espelho Meu”.

As pessoas em tratamento não transmitem mais a doença e podem levar uma vida normal. A Secretaria de Saúde (Sesau) atua na reinserção social e laboral e no combate ao preconceito contra as pessoas com hanseníase.

O Janeiro Roxo é dedicado à promoção de ações para ampliar o conhecimento da população sobre a doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves.

Com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Veja o Boletim da Covid-19 em Itabuna

Previous article

Ilhéus comemora dia do Padroeiro Senhor do Bonfim

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *