DestaquesGeral

Defesa da vida, do SUS e da democracia marcam Dia Nacional da Saúde

0

Para marcar o Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta quinta (5), a Frente Pela Vida promove o ato virtual em Defesa da Vida, do SUS e da Democracia. Também vai mostrar a desatenção do Ministério da Saúde e do governo federal na condução da crise sanitária. O evento será transmitido às 10h pelo canal do YouTube do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), com retransmissão pela Abrasco, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e
outras entidades.

O país ainda é o epicentro da pandemia na América Latina, sendo o terceiro maior número de casos no mundo e a maior taxa diária de mortes, mesmo sem considerar a subnotificação. As entidades destacam os impactos da vacinação na diminuição de casos e mortes.

Participarão diversas lideranças da saúde, que entregarão o Manifesto na CPI da pandemia no Senado. O texto ressalta os posicionamentos centrais da Frente: reconhecimento do direito à vida como bem inalienável; estabelecimento de medidas de prevenção e controle à pandemia com base na ciência, no planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal; preservação dos princípios do SUS – acesso universal e integral à

saúde com equidade -, com garantia do financiamento adequado e fim da Emenda Constitucional 95 (EC95); solidariedade, em especial para com os grupos mais vulnerabilizados da população; preservação do meio ambiente e da biodiversidade, e defesa intransigente da democracia e respeito à Constituição.

Depois, as entidades reforçam o ato “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS”, liderado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, marcado para às 12h, com concentração na Praça das Bandeiras na Esplanada dos Ministérios.

Assista a transmissão AQUI

Com informações do portal Vermelho

Compartilhe no WhatsApp

Deputadas e mulheres baianas exigem maior representação feminina no Legislativo

Previous article

Para Itabuna cuidar do campo e da cidade, vereadores pedem melhorias

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *