DestaquesPolítica

Contra fatos, há argumentos: na política, Lula já venceu 14 de 17 processos

0

O senso comum afirma que contra fatos não há argumentos. Mas, no campo da política isso pode se inverter. Especialmente porque envolve disputas pelo poder, onde uma força política pode criar situações com distorção de fatos e não apresentação de provas concretas, para derrubar adversários.

É o que tem acontecido com o ex-presidente Lula (PT). Depois de ter sido condenado e preso sem provas, ele conseguiu mostrar sua inocência no caso do triplex no Guarujá. O petista venceu 14 dos 17 processos ou inquéritos a que já respondeu, envolvendo acusações de obstrução de Justiça, formação de quadrilha, corrupção e tráfico de influência.

A contabilidade positiva foi revelada na coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo. A jornalista lembra ainda que duas outras denúncias apresentadas por procuradores foram rejeitadas, uma foi trancada na Justiça por falta de indícios para dar seguimento à investigação, quatro foram arquivadas na fase inquérito e quatro processos foram anulados pelo ministro do STF, Edson Fachin.

Lula pode conquistar nova vitória nesta quarta (23), quando o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. Justamente no caso do triplex. O ex-presidente ainda responde pela compra de 36 caças Gripen em seu governo e por supostamente ter influenciado na liberação de financiamento do BNDES para empresas brasileiras atuarem em Angola e na Guiné Equatorial.

Compartilhe no WhatsApp

Mãe diz que foi muita humilhação ter bebê em frente à maternidade de Ilhéus

Previous article

Porto Seguro e Salvador estão nas nuvens com voo inaugural da ITA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *