A RegiãoDestaques

Extremo Sul preocupa por maior ocupação de leitos Covid na Bahia

0

A situação da Covid-19 no Extremo Sul preocupa a secretária interina da Saúde do estado, Tereza Paim. Isso porque a região, desde o início da pandemia, apresentou taxas preocupantes de internações por conta da doença. A gestora apontou que há um “diálogo forte” com os municípios para a redução dos problemas.

É lá que está o pior índice de vacinação contra a Covid-19 do estado: 81,5% da população recebeu a primeira dose e 65,3% completou o esquema de imunização com as duas aplicações. Ao mesmo tempo, é a segunda região com mais casos ativos e tem a maior ocupação de UTIs Covid adulto (67%).

“Essa região vem nos alertando e temos envidado esforços para que as campanhas e a busca ativa da vacinação sejam mais efetivas para que as pessoas não adoeçam”, disse Tereza Paim, reforçando que os municípios precisam cumprir os decretos estaduais, relativos às medidas contra a pandemia da Covid-19, como limites de público para eventos, uso de máscaras e vacinação.

“Os decretos estaduais que são mandatórios, os municípios têm que cumprir, sob pena de responsabilização. Temos que lembrar que o SUS é tripartite: a gente recebe a vacina através do Ministério da Saúde; entregamos ao município; e cabe a ele fazer a distribuição efetiva. Esse planejamento é sempre comunicado e compartilhado com todos os entes”, explicou.

A região Leste, onde está Salvador, tem os melhores índices de vacinação: 94,9% do público-alvo com a 1ª dose e 82,4% com a 2ª dose. E o índice de ocupação de leitos UTI Covid adulto é menor: 32%.

Com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Essa foi “justa”: tatuador se recusa a fazer tatuagem com suástica

Previous article

Nova York em emergência após alta de casos de Covid

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *