A RegiãoDestaquesPolítica

Vestida de lilás, Câmara de Itabuna debate violência contra mulher

0

Os 15 anos da Lei Maria da Penha tem sido marcados com atividades e debates importantes. Vestida de lilás, a Câmara Municipal de Itabuna tem dado sua contribuição, como a sessão especial “Agosto Lilás”, realizada nesta terça (10) e proposta pelo vereador Solon Pinheiro (Solidariedade). A Casa vai agendar visita ao CRAM e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

No encontro, foi revelado que Itabuna ultrapassou a marca de 900 mulheres vítimas de agressão em 2021. Advogadas e policiais mostraram um balanço das ações de enfrentamento ao problemas. “A Câmara tem olhar atento da Casa à construção de políticas públicas a partir de demandas da sociedade. Percebemos a importância do trabalho educacional, preventivo, de cuidado para ver o que se passa naquela residência”, observou Pinheiro.

A comandante da Ronda Maria da Penha, tenente Nalygia Lacerda, citou o acolhimento às vítimas da espiral que muitas vezes vai da “falsa lua de mel” (com agressores fingindo arrependimento) ao “feminicídio”. A comandante da Patrulha Guardiã Maria da Penha, guarda municipal Núbia Oliveira, garantiu que são feitas rondas periódicas para coibir agressões e reforçou os telefones para denúncias: 153, 190 e (73) 98118-2280.

Para a presidente da Comissão da Mulher da OAB, Andréa Peixoto, entre os avanços está a tipificação da violência psicológica como crime. E lembrou que “a proteção tem que vir de toda a sociedade”. Da experiência da sala da OAB na Delegacia da Mulher, inclusive, trouxe relatos de vítimas se queixando da falta de apoio.

EQUIPAMENTOS E LEIS

Defensora pública, Juliana Florindo assinalou que não se pode desconhecer estatísticas alarmantes, pois o Brasil é o quinto país do mundo que mais mata mulheres. Apesar de ser reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como tendo a terceira melhor legislação para punir autores dos delitos contra o gênero feminino.

Representando a Secretaria de Promoção Social e combate à Pobreza, Suse Mayre Moreira destacou equipamentos como o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), uma das três unidades semelhantes na Bahia, que garante acolhimento às vítimas de violência.

Receberam destaque a vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), autora da lei que incluiu no calendário local uma semana de atividades sobre a Lei Maria da Penha nas escolas, e Israel Cardoso (PTC), autor da lei sobre “políticas públicas para prevenção à violência, combate ao machismo e valorização da mulher”.

Com informação da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Maioria da bancada baiana votou contra PEC do voto impresso

Previous article

População de Itacaré será ouvida na elaboração do PPA

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *