DestaquesGeral

Brincando de cientista: Barbie homenageia baiana que sequenciou genoma da Covid

0

A boneca Barbie sempre foi sonho de consumo de milhões de crianças no mundo e, agora, brinca de cientista. A empresa Mattel decidiu homenagear mulheres que fizeram a diferença na luta contra o novo coronavírus. Entre elas, está a pesquisadora baiana Jaqueline Goes de Jesus, que liderou o sequenciamento do genoma de uma variante do Covid-19 no Brasil.

Ela integrou a equipe que mapeou os primeiros genomas do vírus SARS-CoV-2 no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país, bem mais rápido do que a média no resto do mundo para esse mapeamento, que foi de 15 dias. O feito permitiu diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, o epicentro da epidemia na China.

Natural de Salvador, filha de uma enfermeira e de um engenheiro civil, Jaqueline é atualmente pesquisadora bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo — Universidade de São Paulo (IMT-USP). Também desenvolve pesquisas na área de arboviroses emergentes.

A cientista é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz — Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ.

Segundo a empresa, a escolha representa um novo perfil de modelos de Barbies, de mulheres que representam profissões e papeis sociais, disse a empresa. Outras homenageadas são: Sarah Gilbert, desenvolvedora britânica da vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca; Chika Stacy Oriuwa, psiquiatra canadense residente na Universidade de Toronto que lutou contra o racismo sistêmico na área da saúde; Kirby White, médica australiana pioneira na criação de uma bata cirúrgica que pode ser lavada e reutilizada por trabalhadores da linha de frente durante a pandemia.

Com informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Mentiras e falta de provas sobre fraude eleitoral levam Bolsonaro a ser investigado

Previous article

Deputadas e mulheres baianas exigem maior representação feminina no Legislativo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *