DestaquesEconomia

Brasileiros compram menos gastando mais com inflação alta

0

Dados recentes do IBGE mostram que a inflação em alta está fazendo os brasileiros comprarem menos, porém gastando mais. Em junho, as vendas do varejo no país, em volume, caíram 1,7% na comparação com maio. Por outro lado, o faturamento do setor no mesmo mês, subiu 1,5%.

Isso quer dizer que os consumidores compraram menos coisas, e mesmo assim gastaram mais. E não significa que as empresas estão ampliando os lucros, pois os produtos da indústria estão chegando ainda mais caros para elas. “É o caso clássico em que a conta no final do mês é a mesma ou maior, mas o carrinho vai ficando mais vazio”, disse Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O levantamento mostra ainda que os gastos nos supermercados cresceram 1,1% em junho, mas com os brasileiros tendo comprado um volume 0,5% menor em produtos. No mês de julho, os preços dos alimentos ainda estavam 16% mais caros que há um ano. Sendo que carnes, arroz e óleo de soja seguem 34%, 40% e 84% mais caros, respectivamente, conforme dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Outra vilã foi a gasolina. Em junho, a receita nos postos subiu 0,8%, mas o total de litros comprados caiu 1,2%. Puxada pelo preço do dólar e do petróleo no mundo, o produto vem sendo reajustado, constantemente, pela Petrobras. Em um ano, a alta verificada pelo IPCA é de 40%.

Com informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Lula se encontra, nesta quarta, com movimentos sociais em Salvador

Previous article

Limpando a área, empresa de cosméticos rebate denúncia de irregularidades

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *