DestaquesPolítica

Assessor de Biden dá recado a Bolsonaro: EUA defendem sistema eleitoral e 5G sem China

0

Em viagem ao Brasil, o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, deixou dois recados claros ao presidente Jair Bolsonaro: o governo americano defende o atual sistema eleitoral brasileiro e se opõe a participação de fornecedores chineses, como a Huawei, na infraestrutura da internet 5G no país.

Segundo a colunista da Folha de S.Paulo, Patricia Campos Mello, na conversa, Sullivan afirmou que as instituições brasileiras são fortes e podem conduzir eleições livres e justas com o sistema eleitoral atual. As autoridades americanas disseram que estão preocupadas com as ameaças de Bolsonaro ao sistema eleitoral.

O encontro tratou, também, da política ambiental do governo brasileiro e o acesso do País à OCDE. Os americanos condicionaram um maior apoio às pretensões do Brasil de se tornar membro da organização a “uma maior ambição” em relação à política ambiental. E, em relação à reunião do clima, a COP, pediram, mais uma vez, metas mais ambiciosas e “uma clara demonstração dos esforços para combater o desmatamento”.

Os americanos disseram estar preocupados com as alegações falsas de que teria havido fraude eleitoral. Segundo um alto funcionário americano disse à reportagem, “os Estados Unidos foram muito diretos ao expressar a grande confiança que depositam na habilidade atual das instituições brasileiras de realizarem eleições livres e justas, com salvaguardas adequadas para evitar fraudes”. “Ressaltamos a importância de não minar a confiança no processo, especialmente porque não há evidências de fraudes em eleições anteriores no Brasil”, afirmou.

Compartilhe no WhatsApp

Brasil conquista bi olímpico ao vencer Espanha na prorrogação

Previous article

Rui comemora medalhas de baianos e assegura R$ 1,2 milhão para Bolsa Esporte

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.