DestaquesGeral

Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

0

Para definir requisitos técnicos visando padronizar carregadores de telefones celulares no padrão “USB tipo C”, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará uma consulta pública. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto.

Segundo a Anatel, a consulta será realizada após projeto do Parlamento europeu incluir requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabo de diferentes equipamentos, inclusive telefones celulares, que deverão integrar uma interface de carregamento harmonizada, baseada no padrão USB tipo C. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.

Nos Estados Unidos, parlamentares também solicitaram ao Departamento de Comércio a adoção de abordagem similar à europeia. Ao definir um padrão de carregadores de celular, busca-se evitar custos desnecessários ao consumidor e diminuir o lixo eletrônico.

A Anatel afirma que uma proposta com abordagem similar ao mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil, abrangendo carregadores de telefones celulares cuja implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores celulares.

com informações do BNews

Compartilhe no WhatsApp

Veja que delícia de concurso oferecendo R$ 38 mil por cacau sustentável

Previous article

Governo baiano reforça Obras Sociais Irmã Dulce com R$ 197 milhões

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *