DestaquesGeral

Alerta, Bahia: cepa mais agressiva do coronavírus está cirulando no estado

0

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) alerta que uma nova cepa do coronavírus, ainda mais agressiva, está circulando em todas as regiões baianas. A constatação foi feita a partir de um novo sequenciamento genético sobre o vírus realizado na Bahia. Cerca de 23 linhagens diferentes do SARS-CoV-2 circulam no estado havia algum tempo. Mas, em 85% das amostra predominou a cepa P1, considerada mais agressiva quanto a transmissão e agravamento mais rápido.

Em nove meses de estudos pelo Lacen-BA, foram sequenciados 305 genomas do vírus da Covid até 19 de junho. Foram analisadas amostras de pacientes com sintomas nos nove núcleos regionais: Sul, Leste, Norte, Sudoeste, Oeste, Nordeste, Centro-Norte, Centro-Leste e Extremo Sul. Foram testados genomas de residentes de 121 municípios.

“Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do vírus da Covid 19 e das novas variantes, portanto distanciamento social e medida de restrições ainda continuam sendo essenciais para tentarmos minimizar a circulação deste patógeno no Estado e no País”, diz o secretário Fábio Vilas-Boas.

O gestor reforça a importância das medidas protetivas. “Enquanto a remessa de vacinas não atinge o ritmo necessário para interromper o ciclo de infecções e reinfecções, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos ainda são as melhores formas de frear o contágio e a dispersão do vírus, evitando assim que ele se multiplique e se modifique a cada transmissão, evitando o surgimento de novas cepas”, destacou.

Com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Agricultores familiares capacitados fortalecem agricultura e economia de Eunápolis

Previous article

População de Itabuna tem serviços de fisioterapia gratuitos pela Unime

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.