DestaquesGeral

Abalando as estruturas, chapa feminina é destaque nas eleições da OAB-BA

0

As eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia ganharam destaque especial com a chapa feminina formada pelas advogadas Daniela Borges e Christianne Gurgel. O pleito acontecerá em novembro, mas esse fato está movimentando o cenário da advocacia baiana.

É o protagonismo feminino em uma das mais importantes instituições do Brasil e da Bahia. Abala as estruturas tradicionais, pois é a primeira vez na história que a disputa tem essa característica importante.

Daniela e Christianne contam com apoio do presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, do presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), Carlos Rátis, e do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, Luiz Coutinho.

“As mulheres já correspondem à maioria, mas ainda não ocuparam os espaços de liderança na devida proporção”, diz Daniela Borges, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada.

REPRESENTATIVIDADE E DEMOCRACIA

“A importância de uma chapa com duas mulheres como pré-candidatas a presidência e vice-presidência da OAB da Bahia, na minha avaliação, é o simbólico que isso representa. Da realidade hoje da advocacia, mais da metade dos quadros dos inscritos na OAB já são mulheres. Aqui na Bahia a maioria é também de advogadas. Então, é muito simbólico e importante a gente perceber que isso que é realidade no dia a dia da nossa advocacia, também pode estar aqui na representação da nossa instituição. Acho que isso é garantir uma maior representatividade, considerando a nossa história de 90 anos sem que uma mulher tivesse presidido nossa instituição aqui”, afirmou Daniela ao BNews.

Doutoranda em Direito pela Ufba e professora de Direito Tributário, ela alerta para a necessidade de defesa do Estado Democrático e a proteção das leis em vigência nesse momento do país. Que é importante posicionar-se ao lado da cidadania, enfrentar os desafios autoritários, cabendo à advocacia e à OAB cumprir o papel de proteger os ritos e ordenamentos jurídicos compatíveis com a democracia.

Com informações do A Tarde e BNews

Compartilhe no WhatsApp

Show do governo com dinheiro público paga cachê a famosos bolsonaristas

Previous article

Previsão ruim: mudanças no clima podem afetar 1 bilhão de crianças, diz Unicef

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *