DestaquesGeral

Ufba inaugura planetário para reproduzir e observar o universo

0

O primeiro planetário de Salvador será inaugurado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no dia 2 de abril. Localizado no campus de Ondina, o equipamento é uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu, durante dia e noite, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

Com capacidade para 85 pessoas, a sala permite uma experiência imersiva, trazendo o que nenhum equipamento do tipo tem no Brasil: conectividade. O planetário projeta quatro imagens, sendo três vídeos e uma imagem de fundo. “Em qualquer outro lugar, você tem que ter quatro data-shows montados ao mesmo tempo. Isso é um diferencial. Além disso, está por trás o software, buscando dados na Internet”, pontua o consultor do projeto, César Orrico.

Dois telescópios possibilitará a observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar crateras de Lua e os anéis de Saturno. O equipamento pode ser utilizado para exibir inúmeros conteúdos científicos diversos, a gosto das unidades universitárias.

A construção do planetário e os equipamentos foram doados por um ex-aluno da universidade, o advogado Francisco Lacerda Brito, entusiasta da astronomia e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB), instituição sem fins lucrativos.

ACESSO

Além de utilizado pela comunidade acadêmica da universidade, o Planetário Ufba estará aberto para visitas externas. Estudantes das escolas públicas terão acesso gratuito, mas outras pessoas pagarão uma taxa: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). O agendamento da visita será feito pela plataforma Sympla ou por meio do site do planetário AQUI. Inicialmente, serão duas sessões de 40 e 50 minutos por semana. As sessões para o público geral serão comercializadas, para gerar a receitas que ajudarão na manutenção do equipamento.

com informações da Ufba

Compartilhe no WhatsApp

PF prende suspeitos de serem mandantes do assassinato de Marielle Franco

Previous article

Segurança de Domingos Brazão pegava dinheiro da milícia em igreja de Malafaia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *