DestaquesPolítica

Rede de Parcerias entre governos federal, estaduais e municipais é fortalecida

0

Trabalhar melhor a gestão das transferências de recursos da União, para municípios e estados, com investimentos em serviços públicos em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Esse foi o foco do 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, realizado no dia 21, no SENAI CIMATEC, em Salvador.

“É fundamental que a gente construa esse governo pautado nos resultados. A história da administração pública no seu estado de concepção burocrática tem sido marcada por ser pautada pelo processo. É fundamental também que a gente volte as nossas ações para uma gestão que alcance resultados porque de fato é isso que muda a vida das pessoas”, pontuou Júlio Pinheiro, vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, que representou o presidente da entidade e prefeito de Belo Campo, Quinho.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, destacou que a parceria federativa “muito forte” é de satisfação para o governo. “A gente precisa que todo mundo esteja capaz de fazer o melhor possível nas políticas públicas. Sabemos que a cada prefeitura que se moderniza e transforma sua capacidade de fazer políticas públicas estamos beneficiando diretamente cada cidadão brasileiro”, resumiu.

O governador Jerônimo Rodrigues também chamou a atenção para a importância do tema uma vez que a Rede de Parcerias interessa aos dois lados. “A União que faz o repasse aos entes federativos e aos estados, Distrito Federal e municípios que podem contar com o auxílio do governo federal na qualificação para melhor gestão da verba pública.”, afirmou

A UPB e diversos municípios assinaram os termos de adesão à Rede de Parcerias do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e ao sistema Obrasgov.br do Governo Federal. O Fórum é promovido pela Secretaria de Gestão e Inovação do MGI, em parceria com o governo estadual e com o apoio da UPB.

SOBRE A REDE

A Rede de Parcerias, instituída pelo governo federal em 2023, é a rede de governança colaborativa do Sistema de Gestão de Parcerias da União e do Obrasgov.br. Ela tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias da União operacionalizadas no Transferegov.br e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Obrasgov.br, além de promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência.  Podem participar dela órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais que possam contribuir com os objetivos da Rede.

com informações da UPB

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Itabuna finaliza urbanização de ruas do Urbis IV

Previous article

Concurso da Caixa encerra inscrições nesta segunda (25)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *