Nesta terça (5), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pretende reunir mais de mil prefeitos de cidades de todo o país em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. A mobilização é contra as medidas aprovadas pelo governo federal que aumentam gastos e reduzem receitas dos municípios.
A poucos meses das eleições, a CNM afirma que essa ofensiva, batizada de “pauta grave dos três Poderes”, que reúne governo federal, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, já tem custo imediato de R$ 73 bilhões por ano com as decisões já aprovadas, mas o impacto pode chegar a R$ 250,6 bilhões.
Os valores são referentes à redução de receitas, aumento de despesas e liminares que impedem redistribuição de recursos. O estudo foi divulgado nesta segunda(4).
A concentração será às 9h na sede da entidade. Às 11 horas, o grupo debaterá as pautas com parlamentares. Pela tarde, a mobilização seguirá para o Congresso Nacional.
RESUMO DA ÓPERA – Desde o período difícil, nos dois anos de pandemia, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem brigando com governadores e prefeitos. Sem liderança política para unificar o País e sem políticas econômicas para resolver os problemas que seu governo agravou, sempre colocou a responsabilidade nos gestores estaduais e municipais. Para quem não se preocupou em quatro anos com melhorar a vida da população, as medidas recentes se mostram eleitoreiras, por parte de um presidente desesperado.
com informações do Bahia Econômica
Compartilhe no WhatsApp
Comments