DestaquesPolítica

Prefeito e membro da Amurc reforça luta pela redução do INSS

0
Vinícius Ibrann, o segundo da esquerda

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) vai reforçar a luta das prefeituras pela redução do INSS para os municípios. O vice-presidente da entidade e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann, compõe a comissão de prefeitos que articulará, junto a Câmara dos Deputados, a redução da alíquota paga pelas prefeituras, de 22,5% para 10%.

Essa luta é defendida pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), como pauta prioritária para melhorar a saúde fiscal dos municípios. Foi uma das pautas da reunião dos prefeitos na última terça (25), promovida pela UPB, em Salvador.

Atualmente a contribuição das prefeituras é uma das mais altas aplicadas a empregadores, representando 22,5%. Os prefeitos afirmam que atualmente, existem várias vantagens para as empresas, a exemplo de times de futebol que pagam 5 % de alíquota patronal, enquanto os municípios têm o encargo de 22,5 % na folha para pagamento da alíquota do INSS Patronal.

“A luta dos municípios é para que seja reduzida essa alíquota, a depender da situação de cada município, para que os débitos previdenciários dos municípios não fiquem Ad Aeternum e sejam solucionados. Temos o parcelamento, mas a maioria esmagadora dos municípios não tem como pagar parcelamento de débitos de gestões anteriores, e ainda pagar a alíquota patronal no aporte de 22,5 % da folha atualmente”, declarou Ibrann.

PEC NA CÂMARA

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que altera o parágrafo 9º do artigo 195 da Constituição Federal para reduzir pela metade a contribuição social dos municípios, foi protocolada no dia 16 de novembro, na Câmara dos Deputados, pelo líder do Progressistas, o deputado Cacá Leão.

A matéria necessita da assinatura de 171 deputados para iniciar a tramitação na Casa, que retorna do recesso no próximo mês. Segundo a UPB, a maioria dos deputados baianos já assinaram, sendo necessário, a articulação da comissão de prefeitos, junto aos líderes partidários na Câmara, visando ampliar o número de assinaturas para que a PEC possa tramitar.

Com informações da Amurc

Compartilhe no WhatsApp

Desemprego em alta, rendimento do brasileiro em baixa com menor nível da década

Previous article

Prefeito Augustro Castro reabre maternidade em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *