DestaquesGeral

Paulo Freire é o 1º brasileiro a ganhar estátua em Cambridge

0

Contestado por bolsonaristas, um dos intelectuais mais influentes da educação no mundo, o brasileiro Paulo Freire se tornou o primeiro e único brasileiro a ter uma estátua na Universidade de Cambridge, fundada em 1209, no Reino Unido. A honraria foi decidida por acadêmicos, que instalaram na instituição uma escultura do rosto do pensador.

O busto em bronze foi inaugurado nesta semana, num dos corredores da biblioteca da Faculdade de Educação. Segundo o O Globo, os professores  disseram que a obra é um símbolo de “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico. A estátua foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo, sendo idêntica às encomendadas pelo MST para celebrar o centenário de Freire, neste ano, em assentamentos espalhados pelo país.

Paulo Freire teve as obras mais lidas neste 2021 em que ele completaria os cem anos. Mesmo assim, Jair Bolsonaro já se referiu ao autor como “energúmeno”. “Era uma programação [da TV Escola] totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Então, tem que mudar. Reflexo, daqui a 5, 10, 15 anos vai ter reflexo. Os caras estão há 30 anos [no ministério], tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda”, disse Bolsonaro, em 2019, ao ser questionado sobre Paulo Freire e a programação da TV Escola.

A instalação da estátua ocorreu em meio a realização do seminário “Por que o espectro de Paulo Freire está assustando a direita brasileira?”.

Com informações do A Tarde

Compartilhe no WhatsApp

Jovem baiano que vende água em semáforo passa em concurso

Previous article

Essa foi “justa”: tatuador se recusa a fazer tatuagem com suástica

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *