DestaquesGeral

Para não ter dúvida, estudo derruba de vez ivermectina para tratar Covid

0

Se tem alguém ainda na dúvida sobre a eficácia da ivermectina no tratamento da Covid-19, precisa ver um estudo publicado, esta semana, na mais importante revista científica de infectologia, a Clinical Infectious Diseases, da Oxford University Press.

A pesquisa conclui, por meio do mais alto nível de evidência, que o antiparasitário ivermectina não funciona. Os pesquisadores fizeram uma revisão sistemática de estudos já publicados utilizando uma ferramenta de meta-análise: escolheram ensaios clínicos randomizados (RCTs) publicados e pré-impressos, avaliando os efeitos da IVM [ivermectina] em pacientes adultos com covid-19 e que foram pesquisados ​​até 22 de março de 2021.

A eficácia da droga foi avaliada observando tempo de internação e eventos adversos, além de eliminação viral e eventos adversos graves como desfechos secundários. Os autores concluíram que “em comparação com tratamento padrão ou placebo, a ivermectina não reduziu todas as causas de mortalidade, tempo de internação ou depuração viral em estudos controlados por placebo em pacientes com covid-19, principalmente com doença leve”. E acrescenta: “ivermectina não é uma opção viável para tratar pacientes com covid-19”.

E especialistas alertam que o medicamento pode causar lesões permanentes no fígado. Relatos no Brasil mostram pessoas que fizeram uso da droga na esperança de se proteger da covid-19 e precisaram entrar na fila de transplante hepático.

Compartilhe no WhatsApp

Obrigado, Itabuna: 35 mil acessos e 295 mil cliques em dois meses do Peleja

Previous article

Governador aciona STF contra comentário homofóbico de Bolsonaro

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *