DestaquesGeral

O que é que a baiana têm? Força e talento no Festival de Economia Solidária

0

A força e o talento da mulher baiana que atua na agricultura familiar será foco do Festival de Economia Solidária São João da Minha Terra, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O público verá a comercialização de produtos de cooperativas e associações, entre 13 e 30 de junho, de forma virtual. São 15 Territórios de identidade da Bahia, atendidos pelas 13 unidades de Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols).

Os baianos poderão conhecer, por exemplo, a produção de balinhas de genipapo no município de Buerarema, no Sul da Bahia, pela Associação das Mulheres Empreendedoras de Buerarema (Ameb). Elas, também, produzem geleia de mel de cacau, farinha de Buerarema, balas de cupuaçu, mel de cacau, torrão de cacau no pilão, nibs de cacau e barrinhas de chocolate com semente do cupuaçu, entre outras delícias orgânicas.

“Contamos muito com as ações de estímulo à Economia Solidária, especialmente as feiras, porque abrem oportunidades, permitem que nossos produtos sejam conhecidos até em outras regiões. O apoio de eventos como o festival é muito importante para fortalecer, cada vez mais, o homem e a mulher do campo”, diz a presidenta da associação, Maria das Graças Silva Santos.

A Economia Solidária também ajudou a Associação Comunitária Agropastoril de Curral Novo e Jacaré, que venceu a crise da pandemia com vendas pela internet. “Produzimos, com o selo Aroma da Caatinga, desde 2012, diversos produtos, entre eles o doce de umbu de corte, a geleia de umbu, doce de tamarindo, licor de umbu e de tamarindo, além da concorrida geleia de maracujá da caatinga. As vendas online estão salvando nosso ano e queremos crescer 50% em relação ao ano passado”, diz a tesoureira Marineide Arcanjo.

Segundo o titular da Setre, Davidson Magalhães, a economia solidária é essencialmente feminina. “Na Bahia, as mulheres representam 80% do segmento, muitas delas chefes de família, que têm na economia solidária a fonte de sustento. O festival é uma grande oportunidade de impulsionar as vendas e garantir uma melhor renda nesse período tão importante como o São João” destaca.

O Festival terá música, cultura, gastronomia e formações gratuitas em lives realizadas nas redes sociais. O evento é executado pela Associação Beneficente Josué de Castro e será exibido ao vivo nas redes sociais @economiasolidariaba.

Com informações e foto do Ipolítica e da Setre

Compartilhe no WhatsApp

Eles “dão o troco” e querem indenização por mortes ligadas à cloroquina nos EUA

Previous article

Porto Seguro vacina 26 mil contra Covid-19 e segue testando

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *