O mundo que está de olho nas Olimpíadas de Tóquio precisa ver que o planeta está entrando em uma nova onda de infecções e mortes por covid-19. O alerta foi feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional.
“Dezenove meses após o início da pandemia e sete meses desde que as primeiras vacinas foram aprovadas, estamos agora nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes”, alertou.
Para ele, o problema está na desigualdade entre os países. “A falha global em compartilhar vacinas, testes e tratamentos está alimentando uma pandemia de duas vias. Países com recursos adequados estão se abrindo, enquanto outros estão fechando em uma tentativa de retardar a transmissão do coronavírus. A desigualdade de vacinas em todo o mundo está mascarando uma “injustiça terrível”, disse.
Segundo Tedros Adhanom, quanto mais a pandemia se arrastar, mais turbulência socioeconômica ela trará, conforme o diretor da entidade. “A pandemia é um teste e o mundo está falhando. A ameaça da covid-19 continuará até que todos os países tenham controle sobre a doença”, disse.
Os Jogos de Tóquio estão marcados para começar na sexta-feira (23), após terem sido adiados em 2020 devido ao coronavírus.
Com informações do Valor Invest
Compartilhe no WhatsApp
Comments