DestaquesGeral

Nova corrida do ouro ilegal leva 1,8 mil homens ao Rio Madeira, na Amazônia

0

Garimpeiros invadiram o Rio Madeira, no interior do Amazonas, com centenas de dragas e balsas para exploração ilegal de ouro. Há pelo menos 15 dias, eles se instalaram na região e formaram uma espécie de “vila flutuante” para a atividade.

As explorações de minerais nessa região não são licenciadas, portanto, são irregulares. A prática ilegal não é de hoje, mas a dimensão dela, sim.

As críticas: Muito tem se questionado em relação à fiscalização precária, que permitiu o avanço da atividade ilegal por mais de 300 balsas, além da falta de ações concretas — até o momento — para retirar os garimpeiros dali.

Qual é a relevância disso? A invasão coloca em risco a saúde pública da região, além dos riscos ambientais. Isso porque o uso de mercúrio na atividade tem grande potencial de prejuízo para as comunidades locais, a flora e a fauna.

Especulações…

Há suspeitas de que parte das embarcações seja utilizada por narcotraficantes para transportar drogas. Há alguns relatos de que as quadrilhas subiram do Centro-Sul para o Amazonas para protegerem suas rotas. Mais complexo do que parece, mas o general Mourão está de olho.

Com informações The Newse e G1

Compartilhe no WhatsApp

Câmara e Senado afrontam STF ao descumprir decisão sobre orçamento secreto

Previous article

Nova variante do Covid é identificada na África do Sul

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *