A RegiãoDestaques

Mistério em praia de Nova Viçosa preocupa moradores

0

Há oito anos, o surgimento de lama nas praias de Nova Viçosa, na região sul, vem preocupando moradores e instigando pesquisadores. Eles ainda não encontraram explicações para o fenômeno. Segundo o portal G1, relatos apontam que a situação tem piorado e quando a maré recua, a lama se torna mais visível deixando, em alguns pontos, a água escura e espessa.

“Essa lama, na maré baixa, está constante. Tem dias que está pior, ontem estava pior que hoje. Essa lama pega da praia do Pau Fincado até a praia Lugar Comum, onde não tem condições de você entrar na água”, disse o comerciante Uderlei Palumbo.

Um grupo de trabalho criado em 2018 e composto pela comunidade, poder público e a empresa Suzano Papel e Celulose acompanham o problema. Para os moradores, o lamaçal é originado da dragagem feita pela empresa, nas imediações do Terminal Marítimo de Caravelas.

ESTUDOS

Especialistas no assunto foram contratados para identificar a origem e soluções. Estudos feitos mostram que o sedimento continua se transportando e se acumula em uma área chamada de Bota Fora, onde é feito o descarte. E indica que a lama pode ter relação com a erosão costeira, com o desmatamento dos manguezais.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, Cristiano Martins, há muitos prejuízo para barraqueiros e quem trabalha nas praias. “É um problema muito sério. Houve uma queda brusca do movimento por causa disso. Chegam pessoas no final de semana na cidade que vêm na praia, veem lama e vão embora na hora”, afirmou.

Com informações do Bahia Notícias / foto: TV Santa Cruz

Compartilhe no WhatsApp

Falando com as panelas, presidente Bolsonaro reforça sua fraqueza

Previous article

À conta-gotas, mais de 20 mil doses de vacinas chegam para Itabuna e Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *