DestaquesPolítica

Mais de 200 entidades em defesa das eleições e contra a violência

0

A sociedade se mobiliza contra os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados contra a democracia. Nesta terça (2), a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral reuniu, no Senado, mais de 200 entidades, parlamentares e representantes de embaixadas em defesa de eleições livres, contra o golpe e violência política. O resultado foi a elaboração de um documento que será entregue ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O movimento manifesta repúdio aos ataques que as instituições da Justiça Eleitoral vêm sofrendo de forma reiterada e sistemática e pedem que o Congresso Nacional reaja às ameaças de Jair Bolsonaro, “manifestando-se claramente contrário a qualquer aventura golpista”.

“Tais agressões, bravatas e afirmações desprovidas de respaldo técnico, científico e moral, servem a um único propósito: o de gerar instabilidade institucional, disseminando a desconfiança da população brasileira e do mundo acerca da correção e regularidade das eleições brasileiras, e, por consequência, desacreditar o próprio país, como nação democrática, colocando em xeque a segurança jurídica, em momento especialmente delicado, em que se faz essencial a tranquilidade e a isenção de ânimos, para que o processo eleitoral transcorra sem sobressaltos ou mesmo atos de violência”, diz o texto.

A Coalizão, que reúne entidades como Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), firmou compromisso com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de defender o sistema eleitoral dos constantes ataques promovidos pelo presidente e setores do governo contra o processo eleitoral brasileiro, a Justiça Eleitoral, juízes e servidores. O grupo terá uma nova reunião com o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, na próxima segunda (8).

Durante o ato coordenado por Tânia Oliveira, da executiva nacional da ABJD, os participantes lamentaram que justamente durante o período eleitoral precisam defender o óbvio, que é a democracia. “Nesse momento que mais de 33 milhões de pessoas passam fome a gente precisa estar aqui defendendo o óbvio que é o sistema eleitoral, um dos mais seguros e avançados do mundo”, ressaltou Rud Rafael, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

A reverenda Tatiane Ribeiro, representante do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), disse que mais do que nunca a população precisa se unir, “como pessoas cristãs, em nome da justiça, em nome da democracia, em nome do estado laico, onde Deus não está acima de ninguém, mas está no meio do seu povo, junto daqueles que sofrem, que passam fome”.

com informações do portal Vermelho

Compartilhe no WhatsApp

Itabuna continua com combate ao descarte irregular de entulhos e lixos

Previous article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *