DestaquesEconomiaPolítica

Lula destaca exportação de carne para a China: R$ 10 bilhões em um ano

0

Na sexta (12), o presidente Lula (PT) acompanhou o envio do primeiro lote de proteína animal à China, a partir de unidades recém-habilitadas no Brasil pelo país asiático. O presidente visitou uma planta frigorífica em Campo Grande (MS), que fez o envio do produto de frigoríficos recém-habilitados para exportar. As exportações vão gerar R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira nos próximos 12 meses, a maior quantidade em toda a história.

Lula ressaltou a importância do feito para impulsionar a economia e abrir horizontes para o comércio exterior brasileiro. “No ano passado, fiz uma viagem à China e foi extraordinário. Vamos receber agora o presidente da China, Xi Jinping, em novembro, no Brasil, e já está acertado que ele vem em uma viagem de chefe de Estado para participar do G20”, antecipou.

O presidente lembrou do esforço diplomático para recolocar o Brasil no mundo e sair do isolamento deixado pelo governo anterior. “Depois da China, fiz em um ano uma reunião com todos os presidentes da União Europeia e todos os presidentes da América Latina. São 66 presidentes. Depois, fiz uma reunião do G20 na África do Sul e uma dos BRICS. Depois, uma reunião com todos os países do Caricom, os países do Caribe. Em quatro reuniões, me reuni com mais de 110 presidentes de todo o mundo. Isso é importante porque, quando volto, digo aos meus ministros: coloquem o que o Brasil tem para vender embaixo do braço e viaje o mundo para vender os produtos brasileiros”, enfatizou, após conversar com funcionários e conhecer as instalações do frigorífico do grupo JBS, empresa líder global na produção de alimentos à base de proteína.

Em 12 de março, a China habilitou 38 novas unidades de produção para receber carne importada do Brasil, o que fez com que o número de plantas saltasse de 106 para 144. Foram habilitadas 24 novas plantas de processamento de bovinos, oito de frangos, um estabelecimento de termoprocessamento de bovinos e cinco entrepostos.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

PCdoB destaca importância do apoio a Augusto Castro nas eleições

Previous article

Tensão entre Irã e Israel: governo Lula pronto para resgatar brasileiros

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *