DestaquesGeral

Interior pode ter serviços dos cartórios com unificação, diz corregedor do TJ-BA

0

Quem mora no interior sabe como é difícil, na maioria das vezes, ter acesso a alguns serviços realizados pelos cartórios. Mas, o corregedor das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Jatahy Fonseca Junior, falou que a unificação pode ser a melhor saída para manutenção do Fecom e manter a prestação de serviços para a população baiana.

Durante entrevista ao Bahia Notícias, ele destacou que tem um grande desafio: cuidar da reestruturação dos cartórios extrajudiciais do estado visando manter a saúde financeira do Fundo de Compensação (Fecom). Ele foi criado para manter os cartórios extrajudiciais que não obtém renda suficiente para realizar serviços fundamentais para os cidadãos, como o registro de nascimento e emissão de certidões de óbitos.

Jatahy também declarou considerar que a nomenclatura atual das corregedorias deveria ser diferente e falou sobre a necessidade de realização de concurso público para mais servidores e delegatários no estado, inclusive, por pressão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O magistrado também tem sob sua tutela cuidar das comarcas do oeste baiano, epicentro da Operação Faroeste. Na entrevista, ele afirmou que a região precisa de mais presença do Poder Público, por ser um polo de riqueza para a Bahia e para o Brasil.

Compartilhe no WhatsApp

Daniel Alves recebe selo Made in Bahia

Previous article

Com Rui, Augusto Castro garante obras de infraestrutura para Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *