DestaquesGeral

Governadores querem reunião com ministro para discutir Sputnik V no PNI

0

Através do Consórcio do Nordeste, os governadores vão solicitar audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar sobre a inclusão da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa (PT) durante entrega 37 ônibus escolares para municípios em 12 territórios de identidade do estado. Na última quarta (21), Queiroga sinalizou que o contrato para compra de 10 milhões de doses do imunizante deve ser rescindido, assim como com a indiana Covaxin.

“O ministro gravou um vídeo ontem praticamente descartando qualquer tipo de apoio ou incorporação da vacina no PNI. Como isso foi em uma entrevista, formalizamos um documento ao ministério e estamos solicitando no dia de hoje uma reunião, com o ministro e os governadores do Nordeste, para saber qual a opinião oficial do ministro, se ele quer ou não vacinas para o Brasil”, disse Rui.

O governador acrescentou que dezenas de países estão interessados na Sputnik V e que, ao menos 60 milhões de doses do imunizante russo, já foram aplicadas. Em junho, a Anvisa aprovou os pedidos de autorização excepcional e temporária para a importação da vacina.

O imunizante só poderá ser aplicado em indivíduos adultos sem comorbidades, que serão acompanhados periodicamente. “A Anvisa autorizou o laboratório, a União Química, a produzir a vacina. Estamos produzindo a Sputnik V no Brasil. A Anvisa autorizou a exportação. A vacina é boa para exportar e vacinar outras pessoas no mundo inteiro, mas não é boa para aplicar no Brasil? Não consigo entender”, defendeu Rui.

Com informações e foto do Bocão News

Compartilhe no WhatsApp

Para decolar o turismo, Itacaré estuda implantação de pista de pouso

Previous article

Seguro-desemprego deve ser ampliado, recomenda Banco Mundial

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *