DestaquesGeral

Fiel pode cobrar igreja em juízo sobre dízimos, decide TJ-BA

0

Por decisão no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), fiel de igreja não precisa integrar a administração da entidade para ter legitimidade processual para cobrar em juízo a prestação de contas da instituição religiosa. É o que consta no acórdão da 3ª Câmara Cível, que julgou procedente recurso de apelação de homem que pleiteia acesso a informações de organização evangélica de Lauro de Freitas.

Na 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais e Registro Público, a juíza Luíza Elizabeth de Sena Sales Santos havia julgado o processo extinto, sem resolução do mérito com o fundamento de ausência de legitimidade processual . Mas, a relatora do recurso, desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, entendeu que a legitimidade processual independe de a parte autora integrar a administração da igreja.

“Nada obsta que, na condição de fiel da igreja, o autor postule a realização de assembleia, prestação de contas referente às contribuições com o pagamento de dízimos, doações realizadas, aluguel do imóvel, compra de móveis, entre outros atos praticados pelos diretores da instituição”, diz um trecho de sua ponderação.

VENDA DE IMÓVEL À REVELIA

A ação foi proposta contra dois homens apontados como presidente e diretor da igreja. Segundo o autor, os dois jamais convocaram os fiéis para discutirem o fechamento do local de reunião, bem como para alugar outro espaço para os cultos. Eles colocaram à venda um imóvel adquirido com as doações dos fiéis, à revelia destes.

Conforme o acórdão, “as doações ou dízimos destinados a instituições religiosas constituem como bens e valores alheios, decorrendo daí a necessidade de prestação de contas a todos os seus membros”. A decisão do colegiado determina que o processo seja retomado à sua fase de conhecimento, com a consequente expedição de mandado de citação para apresentação de defesa e posterior produção de provas necessárias ao deslinde do feito.

com informações do Conjur (Consultor Jurídico)

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Ilhéus remove tinta de escultura pintada equivocadamente

Previous article

Em vídeo, Gil agradece solidariedade após ataque bolsonarista

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *