Na luta para vencer a Covid-19, o grupo farmacêutico americano Merck Sharp & Dohme (MSD) enviou à Anvisa, nesta sexta (26), o pedido de uso emergencial da pílula antiviral Molnupiravir. Considerado um dos mais promissores no tratamento da doença, o medicamento inibe a replicação viral do Sars-CoV-2 no organismo e evita a evolução para casos graves.
O antiviral obteve a primeira aprovação para uso emergencial no mundo, concedida pela Agência Europeia de Medicamentos. A Food And Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, também avalia o pedido para a utilização.
Estudos em pacientes revelaram que o Molnupiravir conseguiu reduzir significativamente o risco de internações e mortes por Covid-19. O remédio é indicado para o tratamento imediato da infecção do novo coronavírus (preferencialmente até o quinto dia após o início dos sintomas), por pessoas com quadros de leve a moderado e risco de complicação da doença.
A MSD sugere a administração do remédio como estratégia de prevenção para pessoas que estiveram em contato com alguém que testou positivo nas últimas 72 horas e apresentam pelo menos um sintoma da doença.
Com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments