DestaquesPolítica

“Eleitos serão empossados, apesar da gritaria dos descontentes”, diz ministro

0

Durante o encerramento do X Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu o processo eleitoral brasileiro, apesar das frequentes ameaças de golpe por parte de Jair Bolsonaro (PL).

Ele declarou que o Brasil já tem “anticorpos” de defesa da democracia. Moraes foi eleito para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e toma posse em 16 de agosto, a dois meses das eleições.

“Hoje, nós já sabemos como essas milícias digitais que atacam a democracia funcionam. Hoje, nós já temos anticorpos para isso. Tenho certeza de que posso garantir a vocês, falo não só em meu nome, mas no nome do meu futuro vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, que o Brasil sabe como manter a sua democracia. E o Poder Judiciário vai permanecer independente, corajoso, competente e destemido”, disse, em pronunciamento, segundo a RBA.

CONSTITUIÇÃO COMPLETA 34 ANOS

Alexandre de Moraes destacou que as eleições serão realizadas no mês em que a Constituição completa 34 anos. O magistrado classificou o momento como o período mais longevo de estabilidade democrática no país.

Porém, não descartou tentativas de ataques à democracia. “Felizmente, o que era subestimado não é mais. Posso garantir. Todos os eleitos em outubro serão empossados, mesmo com a possível gritaria dos descontentes”, afirmou.

O X Fórum Jurídico de Lisboa foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

com informações da Revista Fórum

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus aplica 4ª dose em público de 40 anos ou mais na segunda (4)

Previous article

Amurc parabeniza prefeitos do Sul que se destacam no prêmio do Sebrae

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *