DestaquesPolítica

De mal a pior, Bolsonaro não merece reeleição para 58% dos brasileiros

0

Nova pesquisa mostra a deterioração rápida do presidente Jair Bolsonaro. Mais da metade dos brasileiros (58%) acreditam que ele não merece ser reeleito em 2022. Pela reeleição, apenas 36%, e 7% não sabem. O estudo é do projeto da EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

No último levantamento, de 21 de maio, a rejeição ao presidente era de 53%. Trata-se da pior avaliação desde que assumiu a Presidência, em 2019. Coincide também com as denúncias de superfaturamento na compra da vacina indiana Covaxin.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 22 e 24 de junho, por telefone, com ligações para fixos residenciais e celulares. “Percebemos, a julgar pelas últimas 24 horas, que houve uma recepção negativa por parte da opinião pública sobre a compra da vacina Covaxin e que impacta Bolsonaro”, diz o fundador do IDEIA, Mauricio Moura.

Sobre a gestão do governo, 54% a consideram ruim ou péssima. Aqueles que avaliam como ótimo ou bom são 25%, e os que acham regular somam 19%.

“Esse patamar de metade do país avaliar o governo como ruim ou péssimo não é uma boa sinalização. Apesar disso, Bolsonaro continua com aquelas fortalezas amplamente conhecidos que são os evangélicos [38% acham o governo ótimo ou bom] e a região Centro-Oeste [60% avaliam como ótimo ou bom]. É importante ficar atento à piora da avaliação nas regiões Norte [33% consideram como ruim ou péssimo] e Nordeste [59% avaliam como ruim ou péssimo]”, diz Moura.

LULA VENCERIA

Caso as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula lidera com 44% das intenções de voto, ante 39% de Bolsonaro. A pesquisa quis saber se o petista merece ser presidente novamente: 46% dizem que não, 45% dizem que sim, e 10% não sabem. “Há um alto grau de rejeição ao PT em relação ao presidente Lula o que coloca um cenário de duelo de rejeições na eleição presidencial em 2022”, afirma Moura.

Compartilhe no WhatsApp

Agora é pediu, chegou; Itabuna conta com serviços da 99 Food

Previous article

Caminhões e veículos grandes estarão proibidos na Manoel Chaves, em Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.