A RegiãoDestaques

Conselho e Secretaria de Saúde debatem saúde mental em Itabuna

0

No próximo dia 11 (segunda), o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna e a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna realizam a primeira Plenária Municipal de Saúde Mental do município. Será das 7h30 às 14h, presencialmente, no auditório do SEST/SENAT. O ato corresponde a etapa municipal da V Conferência Nacional de Saúde Mental, deliberada pela 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Segundo o Conselho Nacional de Saúde, “a Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo ataques constantes desde sua elaboração, aprofundados nos últimos cinco anos e que colocam em risco conquistas históricas”. O órgão reafirma que “as Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde”.

O evento é aberto a toda a população, coloca o município nos debates estadual e nacional ajudará a propor diretrizes para a política municipal de saúde mental e de indicar os delegados para a Etapa Macrorregional.

EIXOS TEMÁTICOS

A plenária de Itabuna debaterá o tema central da V Conferência: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. A partir dai, a plenária se estrutura em um eixo principal: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o Respeito aos Direitos Humanos”.

E mais quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia do Direito a Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integridade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Mais da metade dos brasileiros já estão se consultando online

Previous article

Prefeitura de Ilhéus convoca estudantes para estágio

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *