A RegiãoDestaques

Casa de índio tupinambá é depredada e móveis são queimados em Ilhéus

0

Um atentado, no sábado (17), poderia ter tirado a vida do índio José Márcio Jacarandá Tupinambá. Sua casa, em Olivença, litoral sul de Ilhéus, foi invadida e depredada por bandidos. Segundo relatos, quase todo o telhado foi destruído e os móveis foram queimados.

Em suas redes sociais, o vereador Cláudio Magalhães Tupinambá (PCdoB) denunciou o fato, associando à luta de Márcio pela demarcação da terra indígena que se estende nos limites dos territórios de Ilhéus, Buerarema e Una.

O parlamentar sustenta que o incêndio foi provocado de forma intencional e criminosa. Ele lembra que, em agosto, Márcio e outros tupinambás vão à Brasília reivindicar que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue inconstitucional o Projeto de Lei 490/2007.

A matéria polêmica propõe que a competência da demarcação de terras indígenas passe do Poder Executivo para o Congresso Nacional. Além de estabelecer a tese do marco temporal como critério para o reconhecimento do direito dos povos originários à terra. O que é rejeitado pelos movimentos indígenas e quilombolas do Brasil.

Com informações do Pimenta Blog

Compartilhe no WhatsApp

Famílias de Itabuna devem se dirigir aos CRAS para cesta básica

Previous article

“Não sou menino amarelo”, diz Nilo ao condenar centralização no PT, PP e PSD

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *