A RegiãoDestaques

Capacitando para trabalho e cidadania, seminário reúne catadores de Itabuna

0
imagem ilustrativa

Uma promessa da Prefeitura de Itabuna feita aos catadores do antigo lixão começou a ser cumprida nesta segunda (16) com o 1º Seminário de Capacitação e Formação, na AABB. O evento se encerra na próxima sexta (20) e integra parte das ações visando preparar os catadores para gerir o próprio negócio por meio de sua associação.

Cerca de 160 trabalhadores que sobreviviam da coleta de resíduos, agora estão formalizados por meio da Associação Itabuna Recicla para Viver Melhor. A entidade conta com o apoio da CVR Costa do Cacau, Biosanear e das secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza, Infraestrutura e Urbanismo e de Planejamento.

Segundo o consultor de projetos André Dantas, contratado pela Prefeitura para acompanhar o processo, o seminário inicia uma importante mudança. “Marca o processo de transição de um trabalho informal em condições subumanas para um processo de inclusão sócioprodutiva em que essas pessoas vão desenvolver suas atividades de forma mais humana e inclusiva”, destacou.

Para o coordenador do Projeto Recicla Itabuna, da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, o trabalho passará a ter visibilidade e o respeito que merece. “Os catadores de recicláveis terão uma organização social e econômica que permitirá uma estrutura de ganho economicamente, socialmente e ambientalmente correta”, disse.

O gerente comercial da CVR Costa do Cacau, Maurício Sena, destacou que “esse evento é mais um passo na capacitação dos catadores para que possam atuar na unidade de triagem e sejam inseridos no mercado de trabalho”.

Com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Secretário revela R$ 100 milhões para equipamentos esportivos na Bahia

Previous article

PGR abre apuração preliminar sobre ataques de Bolsonaro às urnas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *