A RegiãoDestaques

Câmara dá passo importante para tratamento de esgoto em Itabuna

0

A Câmara Municipal de Itabuna dá uma importante contribuição para melhorar o saneamento básico nos bairros Urbis IV, Jorge Amado, Lomanto, Nova Itabuna e Ferradas. Na ssessão da última quarta (17), começou a ser aprovada a permuta da área onde será construída uma estação elevatória de esgoto no Maria Matos. O projeto (058/2021) enviado pelo Executivo em outubro, em regime de urgência, trata de trocar uma propriedade pública de 506,35 m² por outra particular de 235,939 m², pertencente à Jure Empreendimentos e Participações LTDA.

Segundo o presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD), o processo para Itabuna contar com uma estação de tratamento estava barrado há mais de 10 anos. “É uma questão de saúde, interesse maior de todos os cidadãos. É importante que a sociedade saiba do que estamos aprovando aqui”, afirmou.

Os relatores Solon Pinheiro (Solidariedade) e José Devaldo dos Santos (Nem Bahia)/PP levaram em consideração o fato de estarem há anos empenhados os recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “A não obtenção e registro da área poderia resultar na perda do recurso e o município perderia uma obra vital de saneamento”.

Segundo a vereadora Wilma de Oliveira (PCdoB), “é preciso sanar o problema do esgoto ir direto pro rio, temos que fazer o dever de casa. Já existe essa previsibilidade do Marco do Saneamento em nosso Brasil”. Ronaldão (PL) lembrou: “Vai ser o início de uma nova era em Itabuna. Não adianta cobrar saúde se eu jogo esgoto no Rio Cachoeira e se o esgoto está a céu aberto nos bairros”. O edil Luiz Júnior (DC) citou o exemplo da Nestlé, que despeja água já tratada dentro do canal. “Esse projeto é um avanço na nossa cidade”.

O município havia desapropriado a área há anos, mas não concluiu a tempo as exigências legais para a posse. Quando buscou, o proprietário anterior já tinha vendido para o atual.

Com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Dia da Consciência Negra será marcado por atos contra Bolsonaro

Previous article

Bispos manifestam a Rui preocupação com festas de Réveillon e Carnaval

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *